O STRESS E A PRÁTICA DO KARATE

 

Autor: Prof. Nélson Guimarães - 03/10/2003

 

Os pesquisadores médicos desconfiaram da existência do Stress por longo tempo, mas, foi somente na década de 70 que se tornou evidente que o Stress é de fato uma das principais causas de doenças e até mesmo de morte, sendo, portanto considerado o mal do século. Descobriu-se uma relação entre o Stress e quase todas as doenças, desde as cardíacas e a hipertensão até o câncer, passando pelas disfunções psicossomáticas como ansiedades, angústias, estados depressivos, insônias etc. Observa-se ainda sua enorme influência nas manifestações como úlcera, gastrites, e inúmeros desequilíbrios hormonais como distúrbios da tireóide, passando pela diabete, e problemas metabólicos variados.

O que é exatamente o Stress? Ele é definido como uma resposta não específica do organismo a qualquer solicitação feita a ele. Stricto sensu, o Stress não é uma doença, senão uma reação natural do organismo a situações de tensão física ou psicológica. É uma espécie de "síndrome de adaptação geral" na qual o organismo reage a qualquer estímulo desafiador através de uma seqüência de mudanças internas. Como se depreende do termo, essas respostas surgem em nós e em todas as coisas vivas como um mecanismo de proteção. O problema está em que mesmo sem percebermos, temos um Stress cumulativo porque não providenciamos a tempo sua retirada mediante o reequilíbrio do sistema mente-corpo.

No âmbito das empresas, a conseqüência do Stress é a diminuição acentuada da produtividade com a queda de seu rendimento. O fluxo natural da inteligência no indivíduo fica prejudicado, e sua criatividade não mais se manifesta trazendo como conseqüência uma sensível diminuição na sua produção e conseqüentemente na sua performance. As grandes corporações hoje se preocupam pelo prejuízo enorme que lhes causa o problema do alcoolismo, do consumo de drogas e ainda do absenteísmo em seu quadro funcional, problemas estes de uma maneira geral decorrentes do Stress.

Para amenizar estes problemas causados pelo Stress, de que instrumentos dispõem as diversas camadas da população? De poucos. Eles podem ir à farmácia da esquina e comprar um tranqüilizante qualquer como já vêm fazendo. Ou seja, combatem os efeitos, mas não eliminam as causas. Podem encontrar esperanças em uma das muitas religiões que não param de crescer e multiplicar-se ou na busca de conhecer o futuro através do Tarô, da cartomancia, astrologia e dos búzios.

Na verdade, o enfoque adequado para a solução de todos estes problemas decorrentes do Stress é a adoção de uma prática profilática que contemple o indivíduo como um todo, e conduza a uma perfeita integração consigo mesmo e com o meio ambiente.

Este é o trabalho que realizamos na ESCOLA DOJINMON DE KARATE-DO WADO-RYU, englobando na nossa prática além das técnicas de defesa pessoal, da concentração plena da mente, do auto domínio e da luta consigo mesmo do Karate, unido à meditação ZAZEN, a prática de circulação e desbloqueio de energia dos meridianos através do DO-IN - auto-massagem, a Power Yoga e seus benefícios de força e flexibilidade. Procuramos levar nossa prática de uma forma completa e equilibrada fazendo com que o praticante perpetue a sua saúde e bem estar, na busca de uma vida plena e feliz. Essa é nossa visão holística abrangente, realista baseada em resultados concretos de 30 anos de prática ininterrupta do caminho.