ARTESANATO DE SI PRÓPRIO

 

Fornecido por: Nélson Guimarães

Autor: Prof. Arthur Sales

 

Ciência, psicologia profunda e padagogia atuais concordam que o desenvolvimento pessoal, no sentido do equilíbrio e saúde mental, é realizável através do trabalho sobre nossas próprias inadequações pessoais - em vez de atender-se ao poderoso desejo e ilusão, de dispensa cômoda quanto a assumir nossa existência singular. Assim como o artesão trabalha sobre matérias-primas, brutas, tornando-as em peças de utilizadade, adorno e arte, o homem deve fazê-lo sobre si próprio, neste caso: ARTÍFICE DE SI MESMO, na grande obra do AUTO ARTESANATO.

 

O estado de ordenação interior como possibilidade ao nosso alcance já fora milenarmente afirmado pela sabedoria oriental - incluíndo as ARTES DO - e pelo esoterismo do ocidente. As artes DO constituem jóias trazidas ao Ocidente porque consistem em atividades práticas (não só exposições teóricas) aparentemente recreativas, desportivas e lúdicas que verdadeiramente, porém, possibilitam o aprendizado da CRIAÇÃO ARTÍSTTICA DE SI PRÓPRIO, desabrochando autoconsciência e tipo superior de comportamento, com sobriedade, equilíbrio e jubilosa paz anímica - obtendo-se o sentido da vida. É, portanto, metafilosofia, mas não filosofia ou religião. A contínua prática reduz o medo quanto as nossas dificuldades externas - mais tarde entendidas como nossas íntimas inadequações pessoais... Isto é DO, que não se pode entender pela descrição mas,  unicamente, sendo percorrida a "VIA" ou "CAMINHO".

 

Os mestres das Artes Marciais clássicas seguiram esta VIA pelo BUDÔ e o Zen e nela se fundamentaram os cursos de Karate-Do Educativo da Escola Dojinmon.