Sensei Nelson Guimarães

Professor e Coordenador da Academia Dojinmon (Porto Alegre)

 

 

 

 

 

Ano 

Evento

1956

Nascimento de Nelson d'Ávila Guimarães em Passo Fundo, RS.

1966

Inicia na prática de artes marciais através do Judô (até 1968).

1974

Inicia a prática do Karate como discípulo do Mestre Takeo Suzuki.

1977

Obtém a faixa preta - 1º Dan em São Paulo.

1979

Participa do Campeonato Mundial de Wado-Ryu Karate-Do em Tokyo, Japão.

1979

Obtém o 2º Dan em São Paulo.

1980

Começa a lecionar Wado-Ryu Karate-Do em Caxias do Sul, RS.

1980

Assume a responsabilidade pela Academia Dojinmon em Porto Alegre, sucedêndo o Mestre Takeo Suzuki.

1983

Gradua-se em Arquitetura pela UNISINOS, SL.

1984

Obtém o 3º Dan em Ouro Preto, MG.

1987

Inicia o curso de Karate na PUCRS.

1988

Obtém o 4º Dan.

1988

Participa da fundação da Federeção Gaúcha de Karate e torna-se seu primeiro presidente.

1990

Participa como árbitro do Campeonato Mundial de Karate realizado na cidade do México.

1992

Passa a integrar o Conselho Regional de Desportos do estado do Rio Grande do Sul.

1995

Organiza o XX Gasshuku Internacional Dojinmon com presença do Mestre Otsuka II.

1999

Participa como árbitro principal da Copa Mercosul.

2006

Obtém o 5º Dan.

 

Atualmente coordena e ministra aulas na Academia Dojinmon e coordena programa social de instrução de Karate.

 

 

 

 

Nelson d'Ávila Guimarães nasceu em 1° de junho de 1956 em Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Sua relação com as artes marciais começa em 1968 através da prática de Judô, esporte que praticou por dois anos. Em 1974 começa a prática de Karate em Porto Alegre, com o Mestre Takeo Suzuki, atualmente 9º DAN, fundado das Escolas Dojinmo de Wado-Ryu karate-Do e discípulo direto do Grande Mestre Hironori Ohtsuka, fundador do Wado-Ryu.

 

Em 1977, com apenas 3 anos e meio de treinamento, obtém a Faixa Preta - 1º DAN em exame realizado em São Paulo e tendo sido aprovado com a nota máxima e avaliado pelos grandes nomes do Karate no Brasil: Takeo Suzuki (na época 8º DAN), Michizo Buyo (na época 8º DAN) e Koji Takamatsu (na época 9º DAN).

 

Em julho de 1979, participa com a equipe brasileira do Campeonato Mundial de Wado-Ryu Karate-Do em Tokyo, Japão. A equipe classificou-se em 10º lugar. também participou do Torneio Internacional de Wador-Ryu Karate-Do de Osaka. Em 20 de setembro de 1979, obtém a graduação de 2º DAN, novamente em São Paulo e sendo avaliado pelos mesmos grandes mestres.

 

Em janeiro de 1980, inicia a lecionar Karate em Caxias do Sul na Sociedade Eportiva e Recreativa EBERLE e formando, até 1986, quatro Faixas Pretas.

 

Em março de 1980 assume a responsabilidade técnica da Escola Dojinmon de Porto Alegre, sucedendo ao seu mestre, Takeo Suzuki. A Escola Dojinmon é a primeira escola de karate do estado do Rio Grande do Sul, fundada em 1963 pelo próprio Mestre Suzuki, primeiro instrutor de Karate do nosso estado. Em 1997, Mestre Suzuki recebeu a medalha Pedro Carneiro Pereira, concedida pelo então governador Antônio Brito, por serviços prestados ao desenvolvimento do desporto no estado do Rio Grande do Sul.

 

Em 1983, Sensei Nelson conclui sua graduação em Arquitetura, atividade que desenvolve até hoje, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS em São Leopoldo, RS.

 

Em janeiro de 1984, na cidade de Ouro Preto, MG, recebe a graduação de 3º DAN, tendo sido avaliado pelos mesmo mestres de seus dois primeiros exames. Ainda no mesmo ano, assumi o controle técnico do Departamento Dojinmon de Karate da Sociedade Gramadense, em Gramado, RS, tendo formado cinco Faixas Pretas, realizando diversos campeonatos estaduais e organizando encontros como o Gasshuku Regional Dojinmon. 

 

 

 

 

Em 1986 qualifica-se como árbitro internacional no sistema WUKO (World Union of Karate Organizations). Exerce a atividade de árbitro em diversos campeonatos brasileiros, sul-americanos e pan-americanos, no período entre 1986 e 1997.

 

Ainda em 1986, organiza um curso intensivo de Karate na SOGIPA, com a participação do Mestre Sucessor do Wado-Ryu, Hironori Ohtsuka II, vindo do Japão em sua primeira visita ao Brasil.

 

Em março de 1987 começa a lecionar Karate na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, sendo o introdutor do curso de Karate daquela Universidade, hoje mantido pelo Centro de Cultura Japonesa da PUCRS.

 

Em setembro de 1988, obtém a graduação de 4º DAN. No mesmo ano, encabeça um movimento de karatecas para a criação da Federação Gaúcha de Karate - FGK, a qual presidiu em dois mandatos, até abril de 1997.

 

Em maio de 1989 tem sua graduação de 4º DAN reconhecida pela Confederação Brasileira de Karate em exame avaliado pelo então Diretor Técnico da entidade, Prof. Teruo Furucho.

 

No Campeonato Pan-Americano de 1990, realizado no Rio de Janeiro, recebe o Credenciamento Internacional de Árbitro da PUKO e, no mesmo ano, atua como árbitro no Campeonato Mundial de Karate na Cidade do México.

 

Em 1992, passa a integrar o Conselho de Arbitragem da CBK, função que exerceu até 1997. Ainda no mesmo ano, em junho, passa a integrar o Conselho Regional de Desportos do Estado do Rio Grande do Sul, representando o Governador do Estado.

 

Assume, em 1993, a Direção de Arbitragem do Zonal-Sul do campeonato Brasileiro de Karate.

 

Em 1995, organiza o o XX Gasshuku Dojinmon Internacional, com a participação do Mestre Hironori Ohtsuka II em sua segunda visita ao Brasil. No mesmo ano, ministra curso técnico na cidade de Guaiaquil, no Equador, o qual se repetiria em 1997 e em 1999. Ainda no mesmo ano obtém pela CBK a graduação de 5º DAN.

 

Em 1999, Sensei Nelson é o árbitro principal da Copa Mercosul, reunindo seleções do Brasil, Argentina e Uruguai.

 

No ano de 2000, na cidade de São Paulo, participa de curso de atualização e treinamento em arbitragem do Sistema Olímpico, ministrado pelo mestre Raphael Ortega, Francês, membro do Conselho Diretivo da WKF.

 

Possui ampla participação em diversos cursos em nível nacional e internacional.

 

Como pode ser observado, Sensei Nelson Guimarães, possui uma vida voltada à prática, ao aperfeiçoamento e a difusão do Karate, principalmente do Wado-Ryu Karate-Do, mas também com atuação em outros estilos de Karate. Sua devoção tem servido de exemplo aos seu discípulos que hoje já totalizam mais de 37 Faixas Pretas.