MODO DE EXISTIR DO BUDÔ MODERNO

O verdadeiro sentido da marcialidade é a paz e não muda no passado, no presente e no futuro. Lógico que o seu modo de existir tem de adequar-se à mudança a ao progresso dos tempos. Quer dizer que o modo de existir do Budô moderno, através do treinamento, pretende aprimorar a natureza humana, mantendo o físico e a mente sadios junto com o sentimento elevado (social, moral e religiosamente), sublimando a virtude e a sabedoria. Mas, visa a formar elementos capazes de contribuir para a constituição de uma sociedade melhor.

No entanto, este treinamento não pode ser feito com o impulso dos outros. Tem de ser feito sob a responsabilidade do praticante, com vontade e raciocínio próprios. Além do mais, a finalidade do treinamento tem de abranger, principalmente, a elevação do praticante como participe da comunidade, tendo o objetivo de realizar a paz social e não somente a si próprio. O Budô tem que servir para a vida social, não se afastando da sociedade.

Além disso, o Budô moderno não pode ser unilateral. E não deve interessar, simplesmente, para o jogo competitivo, com o que estaria se desviando do seu rumo e perdendo a sociabilidade. Sendo unilateral, cairá, facilmente, no fanatismo, tornando-se prejudicial å sociedade. A história assim nos prova e adverte. O modo de existir do Budô moderno nunca pode conduzir å mudança de sua finalidade, que é a busca da paz e benefício para a humanidade.

Mestre Hinori Ohtsuka

Criador do estilo Wadô (1892-1982)