DESEJO

Para o homem há diversos tipos de desejo, como ter condições de vida que satisfaça o desejo material ou elevar a posição social, aprofundar os conhecimentos, aperfeiçoar arte-técnica e etc. Sendo possível, o homem pretenderá satisfazer todos eles. Mas há desejos que não poderão ser realizados por determinação divina. Entretanto, não existe limite para os desejos. Se houvesse perfeita satisfação ess seria uma desistência e o caso de recuo insatisfatório.

Para quem se propõe a aprender o Budô, o maior desejo deverá ser o aperfeiçoamento técnico e mental da arte marcial e querer ser superior a quaisquer outro. Porém, quanto mais aperfeiçoado não poderá obter satisfação por aperfeiçoamento só técnico. Ficará se esforçando cada dia mais, em aproximar-se da medula da arte-técnica, para o cultivo de si próprio e no forjamento do Ki. E tem de ser assim mesmo. Por tal esforço haverá, certamente, ocasiões que impedirá a satisfação de outros desejos.

Antigamente, os praticantes de artes marciais se empenhavam em treinar em condições que não podiam satisfazer os mínimos desejos materiais, nem o necessário para sustentar a sua vida. Todavia, nas atuais circunstâncias econômicas, todo o mecanismo social se tornou tão complicado, que se tornou difícil tal aprendizagem de Budô.

Ainda que o tempo tenha mudado, quem pratica Budô tem de superar sempre qualquer dificuldade que enfrenta. Sobretudo, tem de vencer a si próprio.

Mestre Hinori Ohtsuka

(Retirado do Jornal Dojinmon - nº 2, pág. 03)