VIDA HUMANA

A vida inteira é o período que vai do nascimento até a morte. E essa é uma vez que não pode ser repetida. A falha, conforme o caso, é que pode ser recuperada dependendo do próprio esforço, mas o tempo perdido não pode ser recuperado. Nós, homens, temos a vida limitada pelas leis da natureza e do universo. Há um limite para cada: há vidas curtas e vidas longas. Ninguém pode escapar do seu limite. Já que a vida é limitada, devemos procurar nela um sentido e chegar o mais perto dele possível.

Lembrando-me dos tempos passados, fico arrependido de ter passado a vida obsequiada pela natureza sem ter significado. Ultimamente me sinto apressado com o resto de vida que tenho, olhando para o passado. Aconteceu devido a minha atitude mental, não foi culpa de ninguém. E este é o castigo por ter levado uma vida fútil.

Para nós que ganhamos a vida neste mundo, há diferenças de conceito de vida dependendo da idade, da circunstância, do sexo, da cultura e do grau de desenvolvimento pessoal. Porém, não se diferencia da mente humana que deseja passar a própria vida a sente mais intensa.

Parece que sou disfarçado, mas estou desejando terminar tranqüilamente minha vida, dada pela natureza, compensando o que sobrou de vida por dezenas de vezes. realmente, tenho de reconhecer, com pena, o enfraquecimento do talento e força física, apesar de ter a força de Ki (energial espiritual e orgânica).

Não há nenhuma pessoa que não deseja a felicidade na vida. Então, o que é felicidade? E o que é a felicidade verdadeira? Cada um de nós tem um conceito diferente sobre ela. Alguém sente-se feliz satisfazendo seus próprios desejos?

 

Mestre Hinori Ohtsuka

(Retirado do Jornal Dojinmon - nº 2, pág. 03)