CAMINHO DE BU

Dizem que Bu (significa marcialidade) simboliza, originalmente, a paz. Etimologicamente, a letra "Bu" é composta pelos caracteres "Hoko" (significa arma e guerra) e "Tomeru" (significa fazer parar). Shôshi (ou Sôo, rei de um país "So", que existia na ápoca da guerra entre 403-222 a.C.) disse: "existe Bu (marcialidade) para parar a guerra ou o conflito. O verdadeiro significado de Bu é tornar a vida humana feliz parando a guerra, introduzindo a paz e terminando o conflito. Era este o caminho de Bu".

Cada país e sociedade tem seus princípiose opiniões diferentes segundo seus progressos e mudanças. É lógico que o princípio e a afirmação de Bu, segundo a mudança e progresso do tempo, foram orientados para se adaptarem a eles. O Bu, para o tempo da guerra, em que o caminho do sucesso, da vida era aberto só pelo merecimento e façanha, tinha como objetivo vencer ao inimigo no campo da batalha. Eis a principal finalidade do desenvolvimento técnico, de forjamento da coragem e do aumento da força física.

Após a guerra, passando para o tempo feudal pacífico, foram exigidos a lealdade, o serviço sacrificado e obediência ao senhor. E o estado existencial de Bu (o significado de Bu) foi se transformando em virtude. Por volta de 1750, o "Shogunato Tokugawa" ficou mais rápido, tendo a influência da difusão da prática de arte marciale penetrou em todas as classes, não apenas na classe "samurai". E o caminho de Bu voltou ao pacifismo original, mas foi aproveitado por um governador para a continuidade do poder e que tinha como objetivo essa prosperidade. Apesar da mudança e progresso que houveram mais tarde, só o caminho de Bu não se adaptou a eles, continuando no mesmo estado antigo, não se modificando e nem procurando evoluir. Portanto, o Japão entrou na guerra e perdeu.

A paz para a moderna sociedade democrática, que tem cultura altamente desenvolvida, não pode existir para um governador e nem para uma nação, tem de existir para toda a humanidade. Sem a paz para toda a humanidade nunca pode existir para uma nação e também não pode existir a felicidade individual.

O caminho de Bu é o caminho da paz. Aperfeiçoar o caminho de Bu, que é o caminho da paz, é o caminho de Bu (Budô). Embora os tempos mudem, este excelente Budô compreende a verdade invariável que não muda hoje e nem mudará futuramente, como foi no início.

 

Mestre Hinori Ohtsuka

(Retirado do Jornal Dojinmon - nº 2, pág. 03)