Hironori Ohtsuka - Fundador do Wado-Ryu Karate-Do

 

 

 

 

Ano 

Evento

1892

Nascimento de Hironori Ohtsuka.

1897

Sensei Ohtsuka começa a aprender Jujitsu.

1922

Sensei Funakoshi encontra Sensei Ohtsuka.

1929

Sensei Ohtsuka começa a desenvolver o treinamento Kumite.

1938

Wado-Ryu registrado como um estilo oficial de Karate.

1944

Sensei Ohtsuka designado como Instrutor Chefe de Karate.

1963

Instrutores levam Karate para o Ocidente.

1972

Sensei Ohtsuka agraciado  com o título de Meijin.

1982

Falecimento de Sensei Ohtsuka.

 

 

 

Hironori Ohtsuka nasceu em 1° de junho de 1892 na cidade de  Shimodate, Ibaragi, Japão. Ele foi o primeiro filho, o segundo de quatro crianças, do Dr. Tokujuro Ohtsuka, um Doutor de Medicina. Sensei Ohtsuka foi primeiramente apresentado às artes marciais pelo seu grande tio, Chojiro Ebashi, um guerreiro samurai, que começou ensinando-o Jujitsu. Isto marcou o ponto de partida de sua fascinação por toda sua vida pelas artes marciais.

Em 1° de abril de 1897, Sensei Ohtsuka começou na escola onde estudou Shindo Yoshin Ryu Jujitsu, sob a supervisão de seu pai. Mais tarde, quando tinha 12, ele estudou o estilo com o  Sensei Shinzaburo Nakayama, o terceiro Grande Mestre do estilo de Jujitsu. Diferentemente de outras escolas de jujitsu na sua época, Shindo Yoshin Ryu especializou-se em técnicas de chute e soco em adição às técnicas de arremesso, torção e chave. 

Sensei Ohtsuka continuou a estudar o estilo na Universidade Waseda de 1910 a 1917. Ele também estudou diferentes estilos de Jujitsu, concentratando nos seus aspectos positivos. Ao fazer assim, Sensei Ohtsuka aprendeu muito sobre pontos vitais do corpo humano tanto para propósitos de ataque como de cura.

 

 

 

Em 1922, Sensei Ohtsuka participou do festival de esportes em Tóquio, aonde ele encontrou o Karate ensinado por Gichin Funakoshi, um instrutor de Karate de Okinawa, e um homem amplamente considerado como o "Pai do Karate Moderno". Sensei Ohtsuka ficou tão impressionado com isto que ele visitou Sensei Funakoshi em inúmeras ocasiões durante sua estadia. Sensei Funakoshi ficou, por sua vez, impressionado pelo entusiasmo e determinação de Ohtsuka em entender  Karate e concordou em ensiná-lo tudo que conhecia a respeito. Nos próximos anos, Sensei Ohtsuka organizou uma prática médica para tratar ferimentos de artes marciais. Sua destreza e valor nas artes marciais levou-o a ser Instrutor Chefe de Shindo Yoshin Ryu Jujitsu quando tinha ainda 30 anos, e um instrutor assistente do dojo de Sensei Funakoshi.

 

 

 

Por volta de 1929, Sensei Ohtsuka foi registrado como membro da Federação Japonesa de Artes Marciais. Nessa época, o Karate de Okinawa apenas concentrava-se em Kata, que é um conjunto de sequências de movimentos contra um oponente imaginário (ou grupo de oponentes). Sensei Ohtsuka acreditava que o espírito completo do Budo, que concentra-se em defesa e ataque, estava se perdendo, e que as técnicas de kata não funcionavam em situações realísticas de luta. Ele experimentou com outros, estilos mais combativos como Judo,  Kendo e Aikido. Ele combinou os elementos práticos e úteis do Karate de Okinawa com técnicas tradicionais de artes marciais japonesas oriundas doJujitsu e Kendo, que culminou com o nascimento do Kumite, ou luta, no Karate. Sensei Ohtsuka entendia que havia uma demanda para um tipo de Karate mais dinâmico e fluido a ser ensinado, e então decidiu deixar Sensei Funakoshi para se concentrar no desenvolvimento de seu próprio estilo de Karate - Wado.

 

 

 

1934 provou ser um ano fundamental para o Sensei Ohtsuka e o Karate Wado. Em 28 de fevereiro, Jiro – o filho mais velho de Ohtsuka que iria um dia suceder o seu pai -nasceu. Durante o mesmo ano, Karate Wado-Ryu foi também oficialmente reconhecido como um estilo independente de Karate. Este reconhecimento significou um afastamento do Sensei Ohtsuka  de sua prática médica, e a realização da ambição de uma vida – tornar-se um artista marcial em tempo integral.

 

 

 

O estilo personalizado do Karate do Sensei Ohtsuka foi oficialmente registrado em 1938 após ele ser agraciado com a distinção de "Renshi-go". Ele apresentou uma magnífica demonstração de Karate Wado para Federação Japonesa de Artes Marciais. Eles ficaram tão impressionados com o seu estilo e comprometimento que reconheceram-no como um instrutor da mais alta categoria. No ano seguinte, a Federação Japonesa de Artes Marciais solicitou a todos diferentes estilos para registrar seus nomes. Sensei Ohtsuka registrou o nome Wado-Ryu. Os anos seguintes testemunharam o Karate Wado-Ryu fortalecer cada vez mais. Novos dojos foram abertos e o Karate foi ensinado nas universidades. Sensei Ohtsuka por sua vez estava se tornando uma personalidade reconhecida no mundo das artes marciais.

Em 1944, Sensei Ohtsuka foi nomeado como Instrutor Chefe de Karate Japonês. Em 1945 Ohtsuka, o segundo, começou a receber instrução especializada de seu pai em Karate Wado-Ryu.

 

 

 

Deste ponto até os anos 60, Karate Wado-Ryu permaneceu nas pequenas três ilhas do Japão. Era dificilmente conhecido fora do oriente. Entretanto, em 1963, um time de três homens partiram do Japão para demonstrar Karate Wado-Ryu na América e Europa. O time era composto do Sensei Arakama, Sensei Takashima e Sensei Suzuki. As impressões, onde quer que tenham ido, foram tremendas, e o Karate Wado-Ryu logo tornou-se reconhecido no mundo inteiro.

Durante este período,  Sensei Ohtsuka continuou a treinar e instruir Karate Wado-Ryu no Japão. Ele foi agraciado com o título "Kun Goto Suokuo Kyoku jujitsu Shuo" em 1966 pelo antigo Imperador Horohito. Ele foi oferecido pelo Imperador por sua dedicação à introdução e ensino do Karate. Esta dedicação culminou mais adiante com a histórica distinção "Meijin", ou O Primeiro Excelente Artista Marcial no Karate 10° Dan, em 1972. Esta foi a primeira vez que esta distinção tinha sido outorgada a um praticante de Karate, e tinha o mesmo status que aquela dada a Kyuzo Mifune no Judo e Hakuko Nakayama em Kendo.

 

 

 

Sensei Ohtsuka continuou a ensinar e guiar o mundo do Karate Wado-Ryu até os anos 80. Ohtsuka o Segundo tornou-se o segundo Grande Mestre de Wado-Ryu em 1982, adotando o nome de seu pai, Hironori. Sensei Ohtsuka morreu pacificamente em 29 de janeiro de 1982. Ao redor do mundo aonde artes marciais são praticadas, ele continuará a ser lembrado por sua enorme contribuição e individual devoção ao Karate Wado.

As contribuições realizadas por Hironori Ohtsuka não podem, entretanto, ser limitadas ao mundo do Karatedo, ou até mesmo ao mundo mais amplo das artes marciais. Mais de uma centena de anos após seu nascimento, e aproximadamente 20 anos desde sua transição, milhares de pessoas -- pessoas de todos os estilos de vida, de todas as fés e credos, e em todos cantos do mundo, têm de alguma maneira sido afetadas pela simples, mas poderosa messagem que reside no cerne de seu Karate. Uma messagem que continua a ser refletida nos karatekas em toda a parte – como o reflexo da lua, flutuando na água.

 

"O Caminho não significa um caminho de luta. Ele é a trilha na qual você viaja para encontrar sua própria paz interior e harmonia. É com você procurar e encontrar."  Hironori Ohtsuka. 1.6.1892 ~ 29.1.1982